A Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas (CSMB) é o órgão da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SMC) responsável por gerir 53 Bibliotecas Públicas Municipais de bairro, a Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, além dos Serviços de Extensão em Leitura composto por 12 Pontos de Leitura, 13 Bosques da Leitura, Ônibus da Cultura, Caixas Estantes e Feiras de Troca de Jornais e Gibis.
Cabe à CSMB propor e coordenar a implementação de políticas públicas que incentivem a leitura, bem como o uso dos equipamentos sob sua gestão; promover as atividades realizadas nesses equipamentos; propor a aquisição de acervos; prestar apoio técnico; desenvolver parcerias com outras instituições, bem como com a sociedade civil; desenvolver e propor programas cooperativos com outros órgãos municipais; elaborar plano de ação para a Bibliotecas e Serviços de Extensão; coordenar e fiscalizar as questões referentes a recursos, pessoal, contratos, parcerias, convênios, serviços administrativos e de manutenção locais.
Em meados de 2019, a Coordenação de SMB lançou a proposta de criação de um website que apresentasse sua história, que vem desde a criação da Bibliotecas Públicas da cidade. Pautando-se nos organogramas e informações disponíveis, o website foi planejado para receber, identificar e apresentar a evolução e as transformações ocorridas em mais de 70 anos de história, revelando a origem das unidades, sua legislação, as mudanças de nomes, as alterações na organização do sistema, assim como a identificação dos profissionais bibliotecários que atuaram nesse período, dando origem à atual CSMB.
Em 2020, estruturou-se o Grupo de Trabalho do Website Histórico de CSMB que passou a se ocupar da pesquisa, produção e apresentação dos conteúdos.
Equipe técnica responsável pelo Site Histórico de CSMB:
Alexandre Miyazato, Bruno Silva dos Santos, Claudio Roberto da Silva, Danilo Fermino Ribeiro, Dedé Vieira, Juliana da Silva Santiago, Laura Junqueira Caldas, Lícia Pupo De Paula, Pepe Andrade.