Raquel da Silva Oliveira é Mestre em Educação, pós graduada em Gestão de Projetos Culturais e Eventos, Bibliotecária e Pedagoga. Professora nas áreas de gestão e habilidades gerenciais, gestão de projetos e metodologia científica. Atualmente coordena a Coordenação Geral do Sistema Municipal de bibliotecas de São Paulo. Esta entrevista faz parte do projeto do site histórico de CSMB.

Durvalina Soares Silva, bibliotecária de carreira da Prefeitura do Município de São Paulo, foi diretora dos Departamentos de Bibliotecas Públicas e Infantojuvenis da PMSP, quando iniciou a junção dos mesmos para o que viria a se tornar o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de São Paulo, e do Departamento de Bibliotecas Públicas e Preservação da Memória de São Bernardo do Campo. É vice-presidente da Anis – Associação de Servidores do Nível Superior da PMSP.

Waltemir (Miro) Nalles, formado em Biblioteconomia e Documentação pela ECA/USP, criou e coordenou o Serviço de Informação e Documentação da ONG Ação Educativa. Foi coordenador da Biblioteca Paulo Leminski do CEU Parque Veredas e diretor da Divisão de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo. Exerceu a coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas da cidade de São Paulo de abril de 2015 a dezembro de 2016. Trabalhou na Biblioteca Pública Municipal José Paulo Paes e, atualmente, exerce a supervisão do Núcleo de Bibliotecas Especiais da Supervisão de Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo. Fez parte do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

Izilda Santos da Silva Patti – Bibliotecária, atuou desde 1977 no Departamento de Bibliotecas Infantojuvenis – BIJ, atual Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas. Foi bibliotecária na Biblioteca Infantojuvenil Zalina Rolim, Bibliotecária-Chefe da BIJ do Centro Cultural do Jabaquara, Supervisora de Bibliotecas Ramais, Assistente Técnica de Direção e Diretora em exercício dos Departamentos de Bibliotecas Públicas. Atuou, também, na Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.
Esta entrevista faz parte do projeto do site histórico de CSMB.

Sueli Nemem Rocha é graduada em Biblioteconomia e Documentação pela FESPSP e Letras (Português – Inglês) pela FATEMA. Especialista em “Mediação de Serviços de Informação e Educação” pela USP e pós-graduada em Gestão Pública pela UMC. Bibliotecária da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Autora do livro Técnico de Biblioteconomia – Módulos 10, 11, 12 e 14 publicado pela Secretaria de Estado de Educação do Paraná. Autora do capítulo “Etapas de formação em biblioteca: um estudo em construção” do Caderno de Conteúdos Semana de Formação Cultura & Trabalho publicado pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Membro do Conselho Curatorial do Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Biblioteca Viva. Membro do Grupo de Trabalho de Bibliotecas Públicas da FEBAB – Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições. “Acredito nas pessoas. Acredito nas bibliotecas, nos livros e nas leituras. Esse é o meu caminho…”Sueli Nemen

Ivete Pieruccini formou-se em Biblioteconomia pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de SãoPaulo, em 1973. Foi bibliotecária do Centro de Documentação do Conselho Estadual de Tecnologia (1974) e da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes/USP (1974-1977). Ingressou no Departamento de Bibliotecas Infantojuvenis (BIJ), da Secretaria Municipal de Cultura, em 1977,exercendo suas funções como bibliotecária e bibliotecária-chefe, na Biblioteca Infantojuvenil Clarice Lispector, até 1989. Exerceu os cargos de Supervisão de Bibliotecas Ramais (1990-1992) e de Direção do Departamento de BIJ (2000-2002). Foi responsável pela implantação e coordenação da Estação Memória, na Biblioteca Infantojuvenil ÁlvaroGuerra, projeto dedicado à coleta de memórias de idosos e às trocas culturais intergeracionais, realizado em parceria com o Departamento de Biblioteconomia e Documentação (ECA-USP), durante 1997 a 2008. Aposentou-se em 2005 e desde 2007 é docente e pesquisadora na ECA-USP, atuando como professora no Curso de Biblioteconomia.

  

Jamile Salibe Ribeiro de Faria Mussupapo é graduada em Biblioteconomia pela FESPSP e possui MBA em Gestão de Projetos pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Atuou como assessora técnica da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas. Foi coordenadora das Bibliotecas Públicas Francisco Pati, Clarice Lispector e Álvaro Guerra respectivamente. É bibliotecária concursada da Prefeitura da Cidade de São Paulo e atualmente trabalha no Núcleo de Documentação e Pesquisa do Departamento do Patrimônio Histórico.

Créditos: Diretora-geral de CSMB: Raquel da Silva Oliveira. Colaboração e criação Site Histórico CSMB: Alexandre Miyazato, Bruno Silva dos Santos, Claudio Roberto da Silva, Danilo Fermino Ribeiro, Juliana da Silva Santiago, Laura Junqueira Caldas, Lícia Pupo De Paula, Pepe Andrade. Direção técnica e edição final (áudio e vídeo) Dedé Vieira.